Pesquise neste Blog:

Pesquisa personalizada

* A história secreta d’O Segredo’

Do Blog "Asas ao Vento"

Se “O Segredo” pode ficar melhor, ninguém diz.

Está vendendo como um elixir que promete tudo. O livro de Rhonda Byrne está no topo do USA TODAY na lista dos best-sellers pela sétima semana consecutiva e o DVD companheiro é o número 1 de vendas da Amazon. Ele tem capturado carteiras e mentes como nenhum outro desde o Código da Vinci, de autoria de Dan Brown, sugerindo que Jesus foi pai.

Oprah dedicou dois programas ao “O Segredo”; O produtor australiano Byrne faz um apanhado de como a mente pode entregar uma lista de guloseimas, da saúde a um helicóptero. O programa Saturday Night Live foi rápido em satirizar o livro, enquanto o colunista político e ganhador do Pulitzer, Maureen Dowd invocou-o, enquanto cogitava se um pensamento tendencioso poderia conduzir a uma mudança na Casa Branca.

Mas tal fascinação da cultura popular faz rir a actriz e ministra Della Reese Lett.

"Criança,”O Segredo” não é segredo desde os tempos de Moisés, se não antes", diz a estrela de “Tocada por um anjo”, fundadora e ministra da igreja “Entendendo os princípios de uma vida melhor”, em Los Angeles.

“Mas cada geração precisa de uma nova maneira de olhar para as coisas que têm estado ao seu redor. Suponho que exactamente agora “O Segredo” é isto”.

A igreja de Lett é uma das centenas de igrejas metafísicas afiliadas independentes que existem há mais de um século. Seus princípios são ancorados na auto-plenitude através do poder da mente.

O número de seguidores americanos destas chamadas igrejas do Novo Pensamento (não as chame de New Age) paira em torno de 200.000, o que incluem 100.000 que regularmente comparecem às 700 igrejas da nação, diz James Trapp, CEO da Associação da Associação de Unidades de Igrejas em Lee’s Summit, Mo.

O que é particularmente interessante sobre o fenómeno “O Segredo” é que, além de achar seu caminho em milhões de lares, ele está, em alguns casos, fazendo com que os curiosos saiam daquelas casas e procurem companhia parecida (pessoas que pensam similarmente).

“Temos tido mais pessoas vindo aos domingos do que nunca”, diz o Rev.Temple Hayes, da Primeira Igreja de St.Petersburg, Fla., cuja pequena livraria vendeu 860 copias de “O Segredo”. A igreja mantém seminários regulares usando o livro como uma ferramenta pedagógica.

Em toda parte, os serviços da Igreja tem decididamente traços cristãos, com leituras regulares da Bíblia e referências a Deus e Jesus, embora esse último não seja visto como o Filho de Deus. A comunhão é reservada para feriados como a Páscoa. Os programas de domingo incluem sermões (o termo preferido é “mensagem”) e um momento de silêncio, que pode ser preenchido com qualquer forma de meditação.

“Ensinamos às pessoas como pensar, não o que pensar, e as pessoas acham isso atraente”, Hayes diz.

“Mas temos certeza de dizer às pessoas que, embora a mente seja uma maneira poderosa de conseguir o que você quer, você pode enfrentar um pouco de dor ao longo do caminho. Nada vem fácil”.

Pareceu um comércio justo para Bob Stewart, um funcionário do município de St.Petersburg, que recentemente foi atraído para a Igreja quando um ministro presbiteriano favorito se aposentou. Cético no princípio, ele agora aprecia as reuniões semanais, tanto quanto sua nova rotina de meditação.

“Eu encontrei uma zona confortável naquela igreja”, Stewart diz. “Eu acho que focar minha mente me ajuda com minha vida”.

Durante décadas todo consolo pessoal para a riqueza material tem ajudado a atrair pessoas para a espiritualidade, e líderes seculares que prometem que seu desejo é uma ordem para o cosmo.

Mesmo antes da Guerra Civil havia uma fascinação pela cura mental, uma consequência do trabalho do austríaco Franz Mesmer, no século 18, que foi quem abriu caminho para o estudo da mente inconsciente e para a hipnose e deu-nos o termo “mesmerismo” (magnetismo).

Quando a fotografia se tornou “popular” muitas pessoas estavam certas de que as imagens frequentemente nebulosas eram prova de que o corpo possuía uma energia capaz de ter forma física”, diz Robert Fuller, professor de estudos religiosos da Universidade Bradley, em Peoria, Ilinois, que se centra em religiões americanas não convencionais.

Fuller diz que há uma crescente fascinação com o mundo invisível provocando uma onda de interesse no espiritualismo, no qual a energia sobrenatural era usada para cura e para convocar Tia Betsy do além.

Excelentemente, o mágico Harry Houdini abraçou o movimento na esperança de contactar sua falecida mãe, mas parou com isso quando ela não apareceu. Suas tentativas de ridicularizar médiuns o conduziram a ameaças de espiritualistas do perfil do criador de Sherlock Holmes, Sir Arthur Conan Doyle. (Só na última semana, os parentes de Houdini se moveram para exumar o corpo do artista fugido, em um esforço para ver se ele foi assassinado por espiritualistas).

Pelos anos 1920, com a união da indústria e da ciência, o espiritualismo deu passos para um novo movimento chamado Novo Pensamento.

O Novo Pensamento foi amarrado em um conceito atraente: A mente humana era capaz de proporcionar tudo o que fosse desejado, do alívio da dor ao alívio do débito.

Aquela mensagem era apropriada pelos outros que queriam se solidarizar com as frustrações das massas.

“As filosofias do ficar-rico que se seguiram, como o clássico de Norman Vincent Peale, “O poder do pensamento positivo”, eram todas o resultado das mudanças económicas”, Fuller diz.

Nos anos de 1800 era relativamente directo. Quando mais você trabalhava no campo, mais prospero você era.

"Mas com o advento do mercado de valores no novo século, as pessoas, de repente, sentiam-se como se tivessem menos controle sobre suas vidas e sobre o sucesso. Assim, vieram essas pessoas dizendo “Você só precisa mudar a forma como pensa” e, acredite-me, curtir sua vida”.

Actualmente, você precisa apenas ver a face radiante de Donal Trump em uma brochura de estudo para saber que a atracção dessa promessa permanece irresistível.

Mas há muitas pessoas que encaram o pensamento positivo como uma experiência religiosa profunda, que pode ajudar a conectar os humanos uns aos outros e a um alto poder. O líder do Novo Pensamento, Trapp, diz que sua organização espera dar as boas vindas a esse grupo.

“Muitas pessoas parecem estar procurando por essa filosofia agora, mas não parecem conscientes de quem somos”, diz Trapp.

Como n’O Segredo, ele aprecia qualquer transbordamento nos bancos da igreja, mas aconselha os fãs a serem informados.

"É uma introdução boa, mas (o livro) é superficial e tende a focar no acumulo de coisas materiais", ele diz.

"Isso é só o começo da mensagem. O ponto de poder mental real é criar um mundo que funciona para todo mundo, com comida, educação e cuidados médicos para todos. Estou alegre porque os ministros (da Igreja) estão usando “O Segredo” para tentar trazer as pessoas. Eu só espero que isto siga para muitas como uma ‘experiência da igreja’”.

De forma interessante, o presidente da Aliança do Novo Pensamento, Blaine Mays, questiona se a popularidade do livro pode ser traduzida em novos crentes para a Igreja ou outras igrejas metafísicas.

"Talvez um entre 100 pergunte “imagino se há uma igreja que louve essas mesmas ideias”, diz Mays. “Encaremos isso, tivemos a Meditação Transcedental, tivemos Shirley MacLaine, agora temos “O Segredo”. Você só sabe que isso também não durará para sempre”.

Mays acha que o “aspecto espiritual” do Novo Pensamento afasta principalmente os que estão à caça de um aumento de salário ou de uma vida amorosa melhor.

“Não somos contra isso, mas não estamos realmente atrás só disso”, diz ele.

Mas a perseguição da felicidade material é boa para alguns dos líderes do Novo Pensamento, inclusive Lett, que diz “Deus nunca disse que não era correto estar bem alimentado, bem vestido ou dirigir um bom carro. Você tem que cuidar de si mesmo, bem como dos outros”.

Mark Anthony Lord, ministro do Centro da Vida Espiritual, em Chicago, repete esse sentimento.

“A América foi construída para uma vida maravilhosa, para sermos o que podemos ser”, diz. Se você gera um sentimento de capacidade e merecimento, você atrairá o que quer. Não me importa se você usa isso para conseguir um carro”.

Espiritual, mas não religioso

A frequência em seu Centro desde “O Segredo” aumentou, o que satisfaz Michelle Schrag, que comparece a cada domingo com seu marido, corretor de títulos, e três crianças.

Embora tenha crescido num lar católico, Schrag diz que “a ênfase do centro na meditação, o que eu agora faço a cada dia, me ajudou a encontrar felicidade em minha vida diária”.

Schrag pertence a um tipo crescente de americanos que declara "sou espiritualista, mas não religioso", diz Catherine Albanese, que lidera os estudos religiosos na Universidade de Califórnia-Santa Bárbara, e é autora de “Uma República de Mente e Espírito: Uma história cultural da religião metafísica americana”.

"Tenho que rir de todos os exageros em torno d’O Segredo, pois para algumas pessoas ele é realmente uma religião, como sempre, desde o século 19. Passar uma mensagem de como conseguir o que você quer da vida era um negócio antes e é um negócio agora”, Albanese diz.

Simplesmente pergunte aos “Abraham”, a força vibracional desencarnada, cujos ensinamentos têm sido transmitidos durante as ultimas décadas pela forma física da conferencista e autora Esther Hicks. Embora ela dispense o termo popular “canalizadora”, Hicks é uma ligação moderna do antigo movimento espiritualista.

Hicks e seu marido, Jerry, escrevem sobre a chamada lei da atracção – o “secreto” que foi o tema central do DVD “O Segredo”. Mas assuntos contratuais mantêm o par, e sua entidade, os Abraham, fora da versão que agora está circulando.

Sem preocupações, eles dizem. Estão felizes por estarem na estrada passando a chave dos Abraham para uma vida melhor através do poder da mente.

“Os segredos da vida nunca foram um segredo. É como chamar a lei da gravidade de segredo”, diz os Abraham através de Esther Hicks, cuja voz normalmente cadenciada e aguda de repente assume um tom robótico.

“As pessoas têm chamado Jerry e Esther, dizendo “Comprei ‘O Segredo’, mas agora o que faço?”

“A verdade é que “O Segredo” é meramente um catalisador poderoso que apresenta a possibilidade de uma vida melhor”, diz a voz monótona. “Os Abraham estão sorrindo no simples reconhecimento de que, na verdade, “O Segredo” não revelou ‘o segredo’ ”.

Fonte: http://www.usatoday.com/life/books/news/2007-03-28-the-secret-churches_N.htm?csp=34

Por Marco R. della Cava, USA TODAY

Tradução: Luciene Lima, São Paulo, SP, Brasil

[Para leitura e reflexão do Grupo Abraham-Hicks_Brasil]

=================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario. Em breve postarei uma resposta.

Textos sobre:

dinheiro (32) amor (23) felicidade (11) criança (10) morte (9) Deus (8) relacionamento (8) religião (8) doença (7) Jesus (6) casamento (6) loteria (5) sexo (5) 2012 (4) cancer (4) inferno (4) aborto (3) adolescente (3) alma gemea (3) desejo (3) obesidade (3) par perfeito (3) saude (3) Filhos (2) UFO (2) alimentação (2) bebe (2) carma (2) dieta (2) droga (2) economia (2) mae (2) meditação (2) medo (2) paixão (2) sexto sentido (2) sonho (2) Alzheimer (1) Plastica (1) Rejuvenescimento (1) criminoso (1) cura (1) céu (1) deficiente (1) diabo (1) dizimo (1) emprego (1) (1) gay (1) gravidez (1) homossexualidade (1) igreja (1) infancia (1) longevidade (1) mentira (1) milagre (1) parto (1) pena de morte (1) perdão (1) raiva (1) sono (1) velhice (1) violencia (1)